O apoio psicopedagógico tem como pressuposto, encontrar alternativas de ação que possibilitem observar, avaliar e refletir sobre o trabalho pedagógico desenvolvido, de forma a identificar estratégias e recursos facilitadores, com o intuito de promover o desenvolvimento global das nossas crianças, tendo em conta as suas características, necessidades e potencialidades específicas, respeitando ritmos individuais.

Sustenta-se num sistema relacional dinâmico entre a Academia dos Miúdos, a família e a comunidade.

O apoio psicopedagógico incide essencialmente nas seguintes áreas:

CRIANÇAS

Visa promover o desenvolvimento integral da criança nas áreas cognitiva, emocional, psicomotora, social e da linguagem, através de:

  • Acompanhamento do percurso de desenvolvimento das crianças;
  • Avaliação dos progressos de aquisição de competências;
  • Diagnóstico precoce de eventuais desvios no processo de desenvolvimento;
  • Elaboração de programas de estimulação individuais de desenvolvimento;
  • Desenvolvimento de estratégias pedagógicas adequadas ás necessidades de cada criança.
Conceição Ramos
Conceição Ramos
Psicóloga
Apoio psicopedagógico é... um processo criativo e dinâmico que pressupõe uma intervenção numa perspetiva preventiva. Desenvolve-se num mundo de afetos construído pela criança, família e equipa pedagógica!
EQUIPA EDUCATIVA

  • Acompanhar e valorizar o projeto de sala, promotor do desenvolvimento global das crianças;
  • Promover a adequação de estratégias e recursos pedagógicos tendo em conta as necessidades individuais de cada criança;
  • Refletir práticas e atitudes educativas em contexto específico de sala focalizadas na importância das relações de qualidade entre o adulto e a criança;
  • Dinamizar sessões de formação sobre temas de interesse.
FAMÍLIAS- Aconselhamento parental

  • Esclarecer e orientar os pais relativamente a questões de ordem prática sobre cada etapa de desenvolvimento da criança.
  • Delinear estratégias de mudança de forma a ajudar os pais a superar as dificuldades existentes e a identificar as potencialidades dos filhos.
  • Contribuir para a formação das famílias e comunidade educativa, através da dinamização de workshops sobre temas de interesse.
  • Promover a melhoria da dinâmica familiar.
COMUNIDADE

  • Articulação com serviços externos na área da educação e saúde.